Por todas as crianças que diáriamente sofrem atentados contra a sua natureza fisica, psicologica e emocional...Estrelas Cadentes são estas crianças...

.posts recentes

. Faça pausa na musica para...

. Somos a especie mais amea...

. O Mundo dá Voltas...

. Afeganistão

. Arrepiante

. Crianças

. Adopções

. Escravatura na China

. Video de 1992...o que mud...

. Doação de orgãos

. Vegan 13 motivos para...

. Receita ecológica de sabã...

. Mutilação Genital Femenin...

. Decisões..

. FELIZ NATAL

. A vida é sempre uma prend...

. Contrastes

. Programa Nacional de Vaci...

. Fome

. Aborto..

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Maio 2008

. Junho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.links

.Calendário


.ATENTA...

logo da campanha Por Darfur

.e-mail

Fale Comigo
Locations of visitors to this page

.Musica para relaxar


Music

Sábado, 22 de Abril de 2006

Coca-Cola??

Cada vez mais me considero uma ignorante! Aguma vez eu poderia imaginar a realidade duma garrafa de Coca-cola!! Não voltarei a olhar para Coca-Cola da mesma forma!!

.

Comunidades rurais da Índia, que convivem com engarrafadoras da Coca-Cola, já sofrem com a falta de água na região. Uma fábrica é capaz de captar até um milhão de litros de água por dia. Na Colômbia, desde1990, oito trabalhadores de fábricas da multinacional, que atuavam noSindicato dos Trabalhadores da Alimentação, já foram assassinados porgrupos paramilitares com a conivência da empresa. Na Turquia, 14 motoristas da empresa, atuantes nos sindicatos, já a denunciaram por intimidação e tortura. Coca-Cola é isso aí. Os casos estão relatados no documento Coca-Cola – o informe alternativo ,divulgado na Cidade do México pela organizaçãoo não-governamental Waron Want. É por isso que, na visão dos ativistas da entidade, boicotar os produtos da transnacional não significa apenas defender a água. Quemdecide não consumir mais produtos da Coca-Cola é porque chegou a um alto grau de consciência política-afirma Gustavo Castro, do México.No país em que o atual presidente da República já foi presidente nacional da multinacional, a empresa está se apoderando dos recursos hídricos. De acordo com o relatório, a Coca-Cola está recebendo incentivos e isenções para privatizar os aquíferos do Estado de Chiapas, rico em água.
No México, a Coca-Cola entrou na vida familiar, é parte da paisagem e da vida das pessoas- relata Castro.

 


Contaminação e violência


O indiano Amit Srivastava, da organização India Resources, relata que no seu país a Coca-Cola arrasa comunidades onde possui fábricas engarrafadoras.

A quantidade de água utilizada pela empresa é tanta que em algumas regiões o nível dos rios já baixou até 10 metros emcinco anos. Quase toda a água que a Coca-Cola usa é para limpar máquinas e garrafas. Eles colocam produtos químicos na água e a contaminam, prejudicando solos, plantas e aquíferos, afirma.De acordo com Srivastava 70% da população indiana vive da agricultura e as consequências da presença da Coca-Cola no país são trágicas paraesse setor. Beber Coca-Cola é como beber o sangue dos agricultores da Índia- completa.O dirigente sindical Javier Correa, do Sindicato Nacional dosTrabalhadores da Industria de Alimentação da Colômbia, denuncia uma outra faceta da transnacional: a repressão aos sindicatos e aviolência contra os trabalhadores. Desde 1990, são nove sindicalistas funcionários daempresa mortos por grupos paramilitares, 14 presos e 48 vítimas deameaças de morte, como é o caso de Correa. São boas as relações entre a Coca-Cola e os paramilitares, denuncia.

Boicote internacional

Todos os casos de violação de direitos humanos, de exploração pedratória dos recursos hídricos e contaminação da água, levaram aCoca-Cola a patrocinar o IV Fórum Mundial da Água, na opinião de Amit Srivastava. O evento, que termina no dia 22 na Cidade do México, seriaum grande exercício de relações públicas da empresa: é inacreditável que a Coca-Cola esteja patrocinando um fórum internacional sobre água, porque sua relação com ela é extremamente insustentável- declara.No contexto do Fórum Internacional em Defesa da Água, evento paralelo ao oficial, a organização War on Want divulgou sua proposta de uma campanha internacional de boicote aos produtos da empresa.


A CocaCola não entende de ética. Não há como negociar com essa empresa,porque a única coisa que ela entende é de dinheiro. Por isso precisamos boicotar seus produtos-afirma Srivastava. De acordo com a organização, universidades estadunidenses, como a de Michigang e de Nova York, já cancelaram seus contratos com a empresa.


3.Conheçam as actividades da Coke Justice e da War on Want

Retirado de http://bioterra.blogspot.com/

sinto-me:

publicado por Sancha às 23:34

link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Alguém a 26 de Março de 2008 às 14:13
oi..Um pequeno comentário.
Estava passando pelo seu blog e discordei do relato que li sobre a Coca-Cola ...geralmente...esses relatos vem de outras empresas ..como a própria Pepsi ..alguns activistas são pagos pela empresa para falar q está acontecendo algo assim, do tipo eles estão desmatando, poluindo , etc...eu não posso entrar em detalhes, mas já tentaram me comprar para alegar que uma certa fabrica da coca localizada em um lugar x está contaminado o rio...fui verificar..e nada foi encontrado, bem pelo contrário...estão fazendo um papel incrível junto a natureza..então temos q cuidar, pois muitos desses relatos que se encontram é falsidade de outras empresas concorrentes. Ou de alguma empresa querendo destruir, para poder ficar na mídia e dizer que conseguiu tal feito. Sem contar q a Coca-Cola tem sim seus defeitos como qualquer outra empresa e não adiantaria boicotar as empresas multinacionais..porque então teríamos parar de comer e começar a andar pelado..já q mais de 80% do q temos é de fora...devemos pensar nisso. E em vez de criticar tanto, deveríamos começar a fazer nosso papel..a natureza pede socorro? alguém já pensou nisso? Ou será que alguns desses críticos já fez a parte deles, ou só estão tentando aparecer na midia e ou faturar seu dinheiro..que infelizmente se corrompem pelo tal.

abraços...de alguém


Comentar post